Nacional

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros visita Moscovo

No quadro da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva desloca-se hoje a Moscovo para participar, no dia 31 de maio, na décima reunião da edição “UE- Rússia”, organizada pelo Conselho de Assuntos Internacionais da Rússia (RIAC) e pela Embaixada do país que preside ao Conselho da União Europeia. Augusto Santos Silva intervirá, juntamente com o seu homólogo, Sergey Lavrov, na sessão plenária dedicada ao tema “As relações da Rússia e da União Europeia no período da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia”.

No mesmo dia, realizar-se-ão consultas políticas no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa (MID), seguidas de conferência de imprensa. Entre os temas a analisar estão as relações bilaterais, bem como as relações UE-Rússia; será também abordada a vertente multilateral, nomeadamente o Conselho da Europa, a OSCE e as relações NATO-Rússia. No âmbito da esfera internacional serão trocados pontos de vista sobre as situações em Moçambique, Líbia, Ucrânia, Venezuela, Síria e ainda sobre o processo de paz no Médio Oriente.

Está também previsto um encontro com a comunidade portuguesa em Moscovo.

No dia 1 de junho, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros proferirá uma palestra aos estudantes da Academia Diplomática e do Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscovo (MGIMO). Também neste dia, Augusto Santos Silva participará num debate com analistas políticos dos principais think- tanks russos.