Cultura

Lançamento de livro sobre casa dos Barretos marca início do programa de atividades da exposição dedicada a Quarteira

O lançamento do livro “Do Algarve, a Marrocos e à Índia: Francisco Barreto e a Casa de Quarteira (séculos XV-XVI)” (Coleção Arquivo&História), da autoria de Nuno Vila-Santa, inaugura o programa de atividades integradas na Exposição “Com os Pés na Terra e as Mãos no Mar – 6000 anos de História de Quarteira”. Este momento acontece no próximo dia 29 de maio, pelas 18h30, no exterior da antiga lota de Quarteira, Largo das Cortes Reais.

Governador da Índia (1555-1558) e do Monomotapa (1569-1573), Francisco Barreto foi uma das figuras de destaque no Império durante o reinado de D. Sebastião (1557-1578), mas também uma figura decisiva da Casa dos Barretos de Quarteira. Este livro procura analisar a história da Casa dos Barretos de Quarteira, centrando o estudo na figura desta Casa que, considera o autor, foi a que mais prestígio e poder alcançou. 

Qual a importância de Loulé e de Faro na história da Casa e de que forma a Casa contribuiu para a afirmação do Reino algarvio durante o século XVI? Estas são algumas das interrogações às quais o autor do livro responde na sua conclusão.

Nuno Vila-Santa é licenciado, mestre e doutor em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é investigador de pós-doutoramento do projeto, financiado pelo European Research Council, RUTTER – Making the Earth Global, o qual se encontra sediado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É ainda Investigador do CIUHCT e investigador correspondente do CHAM. A sua investigação atual está relacionada com a circulação do conhecimento marítimos português na Europa do século XVI e a forma como este contribuiu diretamente para o início da expansão marítima francesa, inglesa e holandesa.

Recorde-se que “Com os Pés na Terra e as Mãos no Mar – 6000 anos de História de Quarteira” foi inaugurada a 13 de maio e vai estar patente ao público durante dois anos. Nesta exposição procura-se dar a conhecer o território de Quarteira através de uma viagem de 6.000 anos, mergulhando nas suas origens e contando, desde várias perspetivas, a História do lugar e da sua população até aos dias de hoje.