Ambiente

Empreendimento Terras da Verdelago assinalou Dia Mundial da Biodiversidade

Na senda do seu plano de florestação, o empreendimento Terras da Verdelago assinalou o Dia Mundial da Biodiversidade, dia 22 de maio, com a plantação de mais 200 árvores autóctones (pinheiros, medronheiros, sobreiros e azinheiras), algumas de grande porte e outras, simbolicamente, de porte mais pequeno. Esta ação é uma das muitas ações do Plano de Florestação do Verdelago, que tem como objetivo plantar tantas árvores como o número de camas instaladas no Resort, isto é, 2200 unidades.

Dadas as limitações impostas pelo controlo da pandemia, os participantes foram as forças vivas da Assembleia de Freguesia de Altura e alguns locais. A próxima ação será dirigida aos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António.

Para além do cultivo das árvores, os participantes foram levados a conhecer os passadiços que serpenteiam a zona vegetal consolidada e que conduzirão os hóspedes do empreendimento até à praia. O projeto Verdelago desenvolve-se num terreno em que a biodiversidade é bastante alargada, desde charcas temporárias, pinhal manso, pinhal bravo, povoamento de sobreiros, lagoa, dunas, entre outros, que oferecem a possibilidade de desenvolvimento de um elenco de fauna e flora bastante diversificado. 

Foi ainda possível observar as dezenas de caixas-ninho, já com as primeiras crias, instaladas no território do concelho, resultado de um protocolo celebrado com a Associação Vita Nativa, num projeto de “Alojamento Local para Aves”. A realçar que, no âmbito do sistema de monotorização da Associação, já foram identificadas 64 espécies de fauna.

Para casa, os participantes levaram tufos biodegradáveis e o desafio de os enterrarem em casa e aguardarem pela sua floração.