Cultura

Silves assinala dia internacional dos museus

A Câmara Municipal de Silves (CMS) assinala amanhã, dia 18 de maio, o “Dia Internacional dos Museus” – este ano subordinado à temática “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” – com um programa de atividades online e entrada gratuita no Museu Municipal de Arqueologia de Silves ao longo de todo o dia. 

A programação tem início com “Seis milénios em seis peças”, uma atividade que dá a conhecer seis objetos que habitam o Museu de Arqueologia, considerados marcos representativos dos povos que o habitaram desde há seis milénios. Esta atividade, transmitida através das redes sociais da autarquia, é dirigida ao público em geral e decorre entre as 10h00 e as 20h00, com vídeos que irão destacar objetos como: machados mirenses (10h00), moeda com inscrição “Cilpes” (12h00), ânfora itálica (14h00), lápide romana (16h00), prato muçulmano (18h00) e objetos cerâmicos do oleiro da Mouraria (20h00).

As atividades prosseguem às 11h00, com a assinatura do protocolo entre o Município de Silves e o Polo da Universidade do Algarve do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP), parceria que objetiva o incremento de projetos de investigação que se revelem de interesse mútuo, no âmbito do estudo, da valorização e da divulgação do património cultural do concelho de Silves.

Dirigido ao público infanto-juvenil, tem lugar pelas 15h00, nas redes sociais do Município a atividade de leitura animada da história “Há pânico no Museu: a peça do mês desapareceu!”. Nesta história inédita são personagens as vitrinas do próprio Museu, a Aisha e o Ahmed, suas mascotes e atentos cuidadores, que numa madrugada acordaram e deram por falta da Peça do Mês.

A programação culminará com a visita virtual “O Museu à boleia de um drone” na qual, através da câmara de uma máquina voadora, que entra pela porta do Museu e sai pelas muralhas da Almedina, são mostrados seis milénios de história, a diferentes ritmos e velocidades, intercalando aproximações lentas e voos rasantes sobre os objetos que os habitantes deste território manusearam no seu quotidiano e no cotejo das múltiplas atividades diárias, do trabalho ao lazer, da higiene à ornamentação.

Relembramos que o Dia Internacional dos Museus é organizado pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM), desde 1977, com o objetivo de promover o intercâmbio e enriquecimento cultural, o desenvolvimento da compreensão mútua, da promoção da cooperação e da paz entre os povos. Esta efeméride ocorre, geralmente, a 18 de maio e traduz-se na organização de eventos e atividades comemorativas unidas, internacionalmente, pelo tema comum definido previamente pelo ICOM

Para mais informações os interessados deverão contactar o sector de Património da CMS através do telefone 282 440 854 ou email património.cultural@cm-silves.pt.