Turismo

Algarve reforça campanhas de promoção para captar turistas no verão

26 ações promocionais estão já a decorrer junto dos principais mercados da região, em parceria com companhias aéreas e operadores turísticos, tendo como objetivo incentivar as reservas de última hora. A estas irão, brevemente, juntar-se outras campanhas, já planeadas e prontas a acompanhar a abertura progressiva dos vários países.  
 O Turismo do Algarve está a apostar num forte programa de promoção, dirigido aos principais mercados da região, de forma a captar turistas no período do verão e a incentivar as reservas de última hora.
 A estratégia passa pela criação de campanhas, em parceria com algumas das principais companhias aéreas europeias e operadores turísticos que trabalham com o Algarve, tendo como objetivos reforçar a notoriedade do destino, despertar o interesse de novos visitantes e converter esse interesse em reservas durante os próximos meses de verão.

 Neste momento, são já 26 as campanhas promocionais que estão a avançar em mercados estratégicos para a região: Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Itália e Suíça. Essas campanhas têm vindo a ser lançadas, de forma faseada, desde abril, de acordo com o levantamento de restrições de viagens e com o comportamento dos viajantes de cada país. As ações estão assentes numa estratégia de divulgação multiplataforma, que integra e combina um conjunto de canais digitais e impressos, criteriosamente selecionados em cada um dos mercados, promovendo o Algarve como um destino seguro e colocando em destaque a diversidade de experiências que a região tem para oferecer. A estas 26 ações irão, brevemente, juntar-se outras campanhas semelhantes, já definidas pelo Turismo do Algarve, de forma a ir acompanhando a abertura progressiva dos vários países. Todas estas iniciativas, que irão decorrer até ao final do ano, têm um valor global que ascende a cerca de 7 milhões de euros.

 “Temos confiança que este verão será substancialmente melhor que o do ano anterior”, afirma João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve. “Ainda que possam sempre surgir condicionantes imprevistas, os sinais que temos quanto à retoma da procura dos mercados externos são positivos. Tudo aponta para o restabelecimento progressivo da livre circulação na Europa, tendo em conta a evolução do processo de vacinação e os avanços para a criação do certificado verde digital que têm sido anunciados pela Comissão Europeia”, acrescenta.

 O levantamento das restrições às viagens que tem vindo a ser feito por alguns países, permite ao Algarve perspetivar a chegada de mais turistas estrangeiros já a partir de maio. Para isso tem contribuído também o dinamismo e a participação ativa das companhias aéreas e dos operadores turísticos. “Temos vindo a contar com um enorme empenho por parte destes parceiros, em torno de um objetivo comum, o que permitiu já ao Algarve recuperar a capacidade aérea regular do Aeroporto de Faro e retomar grande parte das ligações perdidas em 2020”, explica João Fernandes. Este empenho é visível também na grande recetividade que tem vindo a ser demonstrada por estes agentes para colaborar com o Turismo do Algarve na realização conjunta destas campanhas promocionais estratégicas. “O feedback que temos recebido é positivo, com alguns dos parceiros a relatarem-nos já o registo de um aumento da procura de voos para a região”, refere. Entre os parceiros que estão a participar ativamente nestas ações estão companhias aéreas como a Ryanair, a Easyjet ou a British Airways e reconhecidos operadores turísticos.

 “Tudo indica que as pessoas continuam a querer viajar e que existe uma procura que tem estado “reprimida” pelo contexto da pandemia. A nossa expectativa é que, durante os próximos meses, o ambiente seja mais propício para a realização de reservas. Como tal, queremos com estas campanhas incentivar as reservas de última hora, mostrando às pessoas que ainda vão a tempo de marcar as suas férias num destino que está totalmente preparado para os receber, com segurança, qualidade e flexibilidade”, conclui.