Cultura

Lagos celebra o 25 de Abril online

Para celebrar o 47º aniversário do Dia da Liberdade, o município preparou várias atividades que decorrem durante toda a semana. Dado o contexto de pandemia, várias iniciativas decorrerão num formato digital, abrangendo áreas como a literatura, o lazer, os espetáculos musicais e a habitual cerimónia institucional transmitida em direto.

Ao longo da semana de 19 a 25 de abril, a Biblioteca Municipal de Lagos terá em curso a rubrica “Memória e Esquecimento – 25 de Abril de 1974” através da partilha de sugestões literárias, multimédia e textos deste tempo tão português na sua página de Facebook.

Para envolver a comunidade, o município está também a promover a iniciativa “A Câmara convida a pensar Abril”, um convite dirigido a todos os lacobrigenses, das várias faixas etárias, para prepararem ilustrações, poemas ou fotografias alusivos ao 25 de Abril. Os trabalhos deverão ser enviados para o email comunicacao@cm-lagos.pt até dia 22 de abril. No dia 25, serão apresentados ao mundo na página de Facebook do município de Lagos numa verdadeira celebração da Liberdade.

As iniciativas “Lagos em casa com…” e “O palco em casa”, que desde março fazem as delícias dos internautas através da transmissão de vídeos e espetáculos musicais dos artistas locais na página de Facebook da autarquia, também serão alusivas à data. No caso d’”O palco em casa”, os artistas a pisar o palco do Centro Cultural de Lagos serão Paulo Ribeiro (23 de abril, 19h30) e Afonso Dias (24 de abril, 19h30). Já o “Lagos em casa com…” contará com a participação de Afonso Dias e do Grupo Nem Truz Nem Muz, com a transmissão dos seus vídeos no dia 25 de abril às 19h00 e 21h00, respetivamente.

Para o dia 25 de abril está a ser preparada a habitual cerimónia, que incluirá a deposição de coroa de flores junto da estátua de Salgueiro Maia (8h30) e o Hastear da Bandeira na Praça Gil Eanes, o qual contará com a participação da Banda Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio através da interpretação do Hino Nacional. A partir das 9h30, será transmitida em direto da sessão solene conjunta da Câmara Municipal de Lagos e da Assembleia Municipal de Lagos no Facebook e YouTube, a partir dos Antigos Paços do Concelho.

Consulte o programa completo das “Comemorações do 25 de abril em Lagos” aqui.