Cultura

Monchique organiza 2º ciclo de webinar sobre arqueologia e património

“#Webinar.Mcq” é o nome do ciclo de videoconferências temáticas que tiveram início em 2020 na área do turismo e economia e que voltam a ser dinamizadas este ano.

Estamos a viver uma nova era marcada pela pandemia. Mas com esta nova era e com todos os acontecimentos inerentes a esta nova realidade, surgiu também uma nova forma de comunicar.

O ser humano é um ser social, que necessita de comunicar e é nesta teia de contactos e de relações que a comunicação sentiu necessidade de se adaptar.

A transformação digital afirmou-se e, tanto entidades e empresas como consumidores, sentiram necessidade de se ajustar.

A comunicação digital começou a ser primordial e a exploração de canais on-line passou a ser o principal veículo de comunicação em tempo de pandemia.

Um dos exemplos dessa comunicação digital são os webinar e, Monchique, volta a dinamizar mais um ciclo de videoconferências sobre arqueologia e património.

O emblemático Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo do Alferce vai servir de base para esta discussão que terá lugar no dia 17 de abril, pelas 17h00 e que conta com a participação de docentes da Universidade de Évora e da Universidade do Algarve, entre outras individualidades que irão conferir um cunho especial a esta sessão.

Programa:

17:00 Início e apresentação (a cargo do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Monchique, Dr. Rui André)

17:10 Fábio Capela – “O projeto de investigação arqueológica dedicado ao Cerro do Castelo de Alferce”

17:30 Susana Gómez Martínez – “O Castelo de Alferce e a islamização dos territórios do sudoeste da Península Ibérica”

17:50 Maria João Valente e Humberto Veríssimo – “As faunas do Castelo do Alferce no âmbito dos recursos animais no Garb al-Andalus”

18:10 Fernando Branco Correia – “Hipóteses em redor de Alferce e da região de Monchique no quadro da instabilidade do século IX”

18:30 Questões