O projeto MONTEREAL monitoriza a pequena pesca

O projeto MONTEREAL – Monitorização em Tempo Real da Frota de Pesca, desenvolvido pelo IPMA com o apoio do Programa Mar2020 da União Europeia, desenvolveu um sistema integrado de monitorização em tempo real da frota da pequena pesca.

Com início há 10 anos, a intenção deste projeto foi conhecer a atividade da pequena pesca, ou seja aquela que é realizada por embarcações com menos de 12 metros e que representa 80% da frota nacional. Essa informação é essencial para gerir não só a frota, mas também os recursos e todo o ecossistema. 

A monitorização consiste no desenvolvimento de equipamento de seguimento da frota, ferramenta de visualização online e software de análise de dados e mapeamento, com o objetivo de se conhecer, pela primeira vez, a distribuição espácio-temporal do esforço de pesca. 

Este sistema permite conhecer a dinâmica da frota da pequena pesca, identificar as principais áreas de pesca e conhecer o esforço de pesca por métier, informação essencial para gerir de modo sustentável a frota, os recursos pesqueiros e os habitats, assim como contribuir para uma gestão inteligente do espaço marítimo.

Neste momento o projeto Montereal monitoriza, 83 embarcações da frota da ganchorra – arte utilizada na captura de bivalves – entre Vila Real de Santo António e Matosinhos.