O Clube de Rotários de Almancil quer ajudar a salvar os cavalos marinhos da Ria Formosa

“Em 2001, tínhamos a maior colónia no mundo. Desde então, os números caíram uns massivos 96%.” É assim que começa a campanha de crowdfunding promovida pelo Almancil International Rotary Club (AIRC) para angariar apoio para, em parceria com o Centro de Ciências do Mar (CCMAR-Algarve) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (INCF), contribuir para a preservação da população de cavalos marinhos da Ria Formosa.

No texto da campanha criada pelo clube, os responsáveis referem que “há várias razões” para a significativa deterioração da população desta espécie, “principalmente, a destruição  do seu habitat natural e a apanha ilegal para medicamentos.” Explicam que, “se não forem tomadas medidas urgentes, é provável que estes lindos animais se tornem extintos entre os próximos 2 a 5 anos.”

Em parceria com o CCMAR-Algarve e o INCF, dois institutos públicos dedicados à monitorização e conservação da natureza, o Clube dos Rotários de Almancil decidiu deitar mãos à obra e dar o seu contributo para apoiar a criação de duas zonas de protecção na Ria Formosa, “uma localização perfeita para proteger esta frágil espécie da extinção.”

“Há uma solução disponível” para corrigir esta situação, frisam.  Tendo sido criadas as zonas de protecção, as medidas de conservação passam agora pela “instalação de novas bóias e sinalização para impedir a entrada”. Estima-se que todo o processo terá um custo total de cerca de 75 mil euros, pelo que o AIRC decidiu dar o seu contributo através de uma campanha de angariação de fundos criada na plataforma GoFundMe com o objectivo de angariar 15 mil euros.

“É um método que já se provou eficaz no Mar do Norte e que pode ser recriado aqui”, escrevem. A manutenção e monitorização das zonas entretanto criadas será assegurada pelos investigadores do CCMAR-Algarve e pelo ICNF.

O Rotary International é uma associação de clubes de serviços, cujas actividades são inteiramente asseguradas por donativos e por voluntários que se unem em torno de causas humanitárias e pela promoção de valores éticos e da paz internacional.

Conheça a campanha para salvar os cavalos marinhos da Ria Formosa em:

https://pt.gf.me/v/c/gfm/seahorse-sos