Eventos virtuais estão a ter papel fundamental na preparação da retoma do turismo no Algarve

A organização e a participação em eventos virtuais estão a trazer resultados muito positivos para a região e a dar um contributo decisivo para o relançamento do turismo no Algarve. Esta é a avaliação que o Turismo do Algarve faz, até ao momento, face ao esforço de adaptação de grande parte da estratégia de promoção do destino que tem vindo a ser feito relativamente à adoção deste novo formato.


 “Perante todos os condicionamentos para viajar e o cancelamento das grandes feiras e eventos do setor que, tradicionalmente, fazem parte da nossa agenda de promoção anual, fomos obrigados a repensar a nossa estratégia, de forma a podermos continuar a promover o nosso destino à distância e a manter a sua notoriedade junto dos nossos públicos”, explica João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve.


 A organização de webinars e workshops, a participação em feiras online ou a promoção de reuniões virtuais entre associados e agentes do setor, estrategicamente selecionados, são algumas das ações e formatos que passaram a integrar, de forma regular, a dinâmica da atividade do Turismo do Algarve, no âmbito da sua agência de promoção turística para os mercados externos – a Associação Turismo do Algarve (ATA).


 A participação num encontro virtual com os principais agentes que compõem a comunidade internacional de viagens de golfe (IGTM Links), a presença no formato online da ITB Berlim – uma das maiores feiras de turismo do mundo -, a organização do Algarve Virtual Destination Showcase, um workshop online que teve como objetivo apresentar as mais-valias do destino para a realização de eventos corporativos e associativos internacionais, ou a promoção de sessões online dirigidas a agentes de viagens do mercado irlandês, com vista à apresentação das novidades da oferta turística do Algarve e dos elevados padrões sanitários e de segurança implementados na região, são apenas alguns exemplos deste novo tipo de ações, recentemente realizadas, e que demonstram a versatilidade e adaptabilidade assumidas pelo Turismo do Algarve na prossecução da sua missão.


 “Os eventos virtuais têm sido uma aposta muito positiva, que nos tem permitido manter a proximidade entre as empresas de turismo da região e os agentes do setor dos vários mercados com que trabalhamos e continuar a atender às necessidades dos vários segmentos que compõem a oferta turística do destino”, afirma João Fernandes. “Por outro lado, numa altura em que as tesourarias das empresas do setor estão mais fragilizadas, as iniciativas online permitem também reduzir alguns custos, o que se traduz numa ajuda crucial nesta fase em que se prepara o regresso do turismo”, acrescenta.


 “Ainda que num futuro que queremos próximo, possamos assistir ao regresso dos grandes eventos e feiras presenciais do setor, acreditamos que estas ações virtuais poderão funcionar como uma importante ferramenta complementar que, muito provavelmente, iremos continuar a integrar na nossa estratégia de promoção do destino”, conclui.

Imagem: Click Time Photo®©