Cultura

Workshop “A idade na aprendizagem de um instrumento musical”

Integrado no seu plano de formação para 2021, a Ideias do Levante – Associação Cultural de Lagoa (Algarve), em parceria com o Município de Lagoa, irá organizar, no dia 18 de Abril de 2021, das 15:00-17:00, um workshop intitulado “A idade na aprendizagem de um instrumento musical: Experiências, evolução, performance e oportunidades”, orientado pela Adriana Estrela, destinado a músicos, alunos, professores, pais e a todos os que têm interesse no tema.
#Objectivos
Pretende-se abrir um espaço de reflexão sobre os seguintes tópicos:- Quais as diferenças, vantagens e desvantagens, desafios, para quem começa a aprender um instrumento musical, por exemplo, aos quatro anos de idade e os que começam numa idade mais avançada?- O momento e a forma como um instrumento musical aparece na nossa vida, a decisão, a escolha, influências e resultados;- A influência e o papel dos professores no percurso dos alunos ao aprender um instrumento musical em diferentes fases da vida.Na própria experiência da formadora, enquanto violoncelista e também professora de violoncelo, de ter começado a aprender um instrumento musical quando tinha 16 anos, tem como objetivo partilhar não só a sua própria experiência e pesquisa nas diferentes áreas e etapas mas também conhecer outras experiências e opiniões.
#Actividades
Os alunos que começam a aprender numa idade avançada enfrentam desafios muito diferentes dos alunos que começam aos 4 ou 5 anos de idade. Neste workshop Adriana Estrela identifica essas diferenças, bem como os meios para superá-las.A formadora irá abordar como esses alunos podem enfrentar os desafios e determinar as etapas necessárias para lidar com um repertório específico.
#Investimento
A valor de inscrição e de participação neste workshop é gratuita.
#Inscrições
As inscrições, para esta formação, deverão ser obrigatoriamente efectuadas, de forma atempada, através do formulário online [ https://workshops.ideiasdolevante.info ].
#Localização
Via online através da plataforma ZoomOs dados serão enviados aos inscritos que estejam validados (i.e., inscrição aceite mediante preenchimento do formulário e confirmação, por escrito, da validação da inscrição do formando por parte da organização)


#Notas
– Este workshop tem a duração de 2 horas e é lecionado em Português;- A formação destina-se a músicos, alunos, professores, pais e a todos os que têm interesse no tema. A quem aprendeu, aprende ou vive com o sonho de aprender um instrumento musical e nunca o fez;- Cada aluno deverá ter consigo um papel e uma caneta, assim como, o seu smartphone e/ou computador pessoal que permita a utilização da plataforma Zoom;- Todos os pedidos de inscrição receberão um e-mail de resposta confirmando, ou não, a participação;- As inscrições são limitadas a um mínimo de 10 e a um máximo de 48 formandos;- Se a formação for cancelada por não atingir o número mínimo de participantes, ou por outra decisão da organização, haverá a possibilidade de reagendar a actividade;- Os formandos receberão um certificado de participação, após atestada a sua frequência.
#Formadora
Adriana Estrela realizou concertos na Europa, América do Norte e Ásia, e participou em várias Masterclasses com músicos conceituados como Matt Haimovitz, Colin Carr, Natalia Chakovskaia, Michael Mermagen, Richard Aaron, Christopher Hutton, Wen Sinn Yang (Sachrang, Alemanha – com bolsa total de participação), Pinchas Zukerman, Xavier Gagnepain, Márta Mezö, Wolfgang Boettcher (Vaduz, Liechtenstein – com bolsa total), entre outros.

Adriana tocou em diferentes orquestras, incluindo a Feldkirch Festival Orchestra (Áustria), Orquestra do Norte (Amarante – Portugal), a Junge Deutsch-Französische Philharmonie (Bayreuth, Alemanha) e The Augusta Symphony Orchestra (Augusta, GA – EUA). Trabalhou com diferentes maestros como Hilary Griffiths (EUA), Dirk Meyer (EUA), Levon Ambartsumian (EUA), Pedro Moreira (Portugal), Osmo Vänskä (EUA), Daniel Rowland, António Oliveira e Silva, José Ferreira Lobo, Maurizio Dini Ciacci, Marc Tardue, Rui Massena, Jan Dobrzelewski, Nuno Dario, José Marinho, Nicolaus Richter (Alemanha e Austria), Pedro Carneiro, Pedro Neves, Travis Jürgens (Kansas City MO, EUA), Nathanael Pangrazio (EUA), José María Moreno, Edward Polochick (Lincoln, EUA), entre outros. Actuou no 515º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa com os cantores portugueses Pedro Abrunhosa e Ana Moura, e com Roger Hodgson (Supertramp) na sua digressão por Portugal. Participações em estúdio incluem gravações para a TV Globo (Lisboa – Portugal), Bandas (EUA), entre outros. Em 2006 fez parte da Orquestra Nova Harmonia na “Gala Romântica da TVI” dirigida pelo maestro José Marinho, onde acompanhou vários cantores e bandas portuguesas.
Possui um mestrado em Performance do Violoncelo pelo International Center for Music – Park University, onde estudou com o renomado violoncelista Daniel Veis (vencedor do 2º lugar no concurso Tchaikovsky). Adriana foi bolseira da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Portugal) e do International Center for Music para o seu mestrado na Park University. Estudou na University of Georgia – Hugh Hodgson School of Music – Doctor of Musical Arts em cello performance – na classe de David Starkweather. Concluiu o curso de Pedagogia do Violoncelo na mesma instituição. Adriana Estrela trabalha ativamente em diversos projetos relacionados com a performance do violoncelo.
#Promotor
A Ideias do Levante é uma associação cultural, fundada a 27 de Abril de 1995, com sede em Lagoa (Algarve, Portugal) e extensão em Portimão (Espaço Portas do Sol), com actividade em torno da formação, produção e promoção cultural, através de projectos regulares e pontuais, não só, na área das artes performativas, visuais e literárias, como também, na área da saúde e do bem-estar. Mais informações via www.ideiasdolevante.info.

Foto: Jason Thrasher