Atualidade

Município de Faro atribui subsídio ao RIAS

Um subsídio no valor de 2 500,00€ (dois mil e quinhentos euros) foi atribuído pela Câmara Municipal de Faro ao RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens.

A verba, aprovada em reunião de Câmara, destina-se a apoiar as atividades desta instituição, nomeadamente o acolhimento e tratamento de animais selvagens e espécies protegidas, ou o encaminhamento desses animais para outras instituições, bem como a sua devolução aos habitats naturais, sempre que é possível.

O Município de Faro associa-se, desta forma, ao trabalho de investigação, de preservação da natureza e de sensibilização para as questões ambientais promovido por esta instituição, possibilitando, com a atribuição desta verba, a continuação das suas muitas ações. 

O RIA (que faz parte da Rede Nacional de Centros de Recuperação para a Fauna, coordenada pelo ICNF e é gerido pela Associação ALDEIA) recolheu, entre 2017 e 2020, cerca de 1682 animais provenientes do concelho de Faro, sendo o seu principal foco de ação o Parque Natural da Ria Formosa e os espécimes que ali habitam.

Tratando maioritariamente aves (89%), mas também répteis (6%), mamíferos (4%) e anfíbios (1%), os técnicos do RIAS desenvolvem ações que permitem conhecer melhor a fauna desta região. Toda a informação recolhida é enviada para a Rede Nacional de Recolha e Recuperação de Fauna (RNCRF) e são, igualmente, feitas ações de educação ambiental e de conservação da natureza.