Desporto

O projeto vencedor do orçamento participativo 2021 de São Brás de Alportel é um campo público de basquetebol

Após a participação ativa dos são-brasenses tanto na fase de propostas como na fase de votação, eis que chegou ao fim o processo de Orçamento Participativo de 2021, tendo sido vencedora a proposta de criação de um Campo de Basquetebol público no perímetro urbano da vila.

No final de 2020, o Município de São Brás de Alportel lançou, mais uma vez, o processo de Orçamento Participativo tendo desafiado os munícipes a apresentar projetos que pudessem ser concretizados com uma verba não superior a 70.000,00 euros.

Após análise das propostas apresentadas, em função da sua exequibilidade, 6 passaram à fase de votação que decorreu durante o mês de janeiro, tendo contando com uma forte participação, sobretudo por via online.

A Criação de um Campo de Basquetebol público no perímetro urbano da vila, foi a proposta mais votada, com 282 votos; seguiu-se a valorização do Parque da Azinheira, com 95 votos; a criação de um posto de bicicletas partilhas, com 46 votos, no 2.º e 3.º lugar da preferência dos são-brasenses. A criação de um baloiço na Serra do Caldeirão – elemento de interesse; a requalificação da rua Luís Bívar e a requalificação e identificação das rotundas foram as propostas menos votadas com apenas 20, 19 e 6 votos respetivamente.

A proposta de criação de um Campo de Basquetebol público no perímetro urbano da vila, que visa reforçar os espaços disponíveis ao público para a prática desportiva informal colheu a preferência dos munícipes são-brasenses e por isso será concretizada pelo município, estando neste momento a ser iniciados os trabalhos com vista à elaboração do projeto.

Envolver a comunidade na vida e no futuro do concelho de São Brás de Alportel é o objetivo deste instrumento de gestão pública participada que a autarquia iniciou em 2006. 

Desde então, os munícipes têm mostrado a sua capacidade para pensar o concelho, sendo responsáveis por um largo conjunto de propostas que são hoje uma realidade para todos.