Cultura

Poesia e harpa marcam início da Primavera em Tavira

Para assinalar a chegada da Primavera, realiza-se, no dia 20 de março, pelas 21h30, via Facebook do Município, o recital de poesia e harpa pelo ator Vitor de Sousa e a harpista Emanuela Nicoli.

Uma ode de exaltação aos elementos telúricos, à beleza, ao amor e à poesia, expressos no lirismo deste novo ciclo de renovação.

Vitor de Sousa (poesia)

Vitor de Sousa terminou o Curso de Teatro, em 1967, na Escola de Teatro do Conservatório Nacional. No entanto, a sua estreia como ator ocorrera, em 1965. Integrou várias companhias, nomeadamente, o Teatro Estúdio de Lisboa, a Casa da Comédia, o Teatro do Gerifalto (núcleo fundador), o Grupo de Acção Teatral, o Teatro Experimental de Cascais e a Companhia do Teatro de São Luiz.

Chegou à televisão, em 1974, quando integrava a Companhia de Teatro da RTP, sedeada no Teatro Maria Matos. Mais tarde, em 1979, regressa à comédia, onde volta a trabalhar com grandes nomes da cultura portuguesa, entre eles, Nicolau Breyner e Herman José, acabando por ter com este último uma longa colaboração na televisão.

Nas últimas décadas, trabalhou, sobretudo, no meio televisivo: em séries, novelas e programas de entretenimento.

Marcou presença no cinema e a sua atividade profissional estendeu-se à rádio. Participou, igualmente, em numerosos espetáculos de poesia portuguesa, tendo gravado alguns discos de declamação.

Emanuela Nicoli (harpa)

Natural de Florença (Itália), estudou harpa, no Conservatório Luigi Cherubini. Frequentou vários cursos de aperfeiçoamento deste instrumento musical, tendo vencido o Concurso Nacional Riviera della Versilla (1997) e o Concurso Internacional Rovere d’ Oro (1999).

Em 2006, concluiu o Curso anual de Qualificação Professional para professor de Orquestra “Progetto Palcoscenico”, no Teatro Comunale del Maggio Fiorentino. 

Atualmente, apresenta-se em formação de Camera e em Orquestra. Entre 2009 e 2015, foi harpista da Orquestra do Norte (Amarante-Portugal), colaborou com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa e participou do Angelicus Duo a convite da soprano Filipa Lopes.