FishChoice calculadora de consumo de pescado

FishChoice é uma ferramenta que ajuda o público a tomar decisões informadas sobre o consumo de pescado, de forma online e gratuita, fornecendo aos utilizadores informações sobre os benefícios e riscos associados ao consumo de pescado, bem como a sua sustentabilidade, estando disponível em 25 idiomas.

O primeiro conceito dasta ferramenta foi criado no âmbito do projeto ECsafeSEAFOOD com financiamento Europeu e Coordenação do IPMA, tendo sido atualizado no decorrer de um novo projeto, o SEAFOODTOMORROW, também com financiamento Europeu e Coordenação do IPMA.

O FishChoice orienta os consumidores para obterem o máximo de benefícios nutricionais no seu consumo de pescado, enquanto reduzem a exposição a contaminantes químicos. A ferramenta também ajuda os consumidores a fazerem escolhas sustentáveis com base na origem dos produtos e sustentabilidade dos métodos de pesca usados.

Para começar, o utilizador do FishChoice seleciona o país e, com base nessa seleção, a ferramenta mostra as espécies de pescado mais consumidas. Uma vez selecionado o cardápio semanal de pescado, em conjunto com o segmento populacional, o utilizador pode navegar pelos guias de resultados correspondentes ao consumo de nutrientes e poluentes, bem como à sua sustentabilidade.

A ferramenta compara a ingestão de nutrientes e contaminantes com as recomendações correspondentes estabelecidas pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA). O FishChoice informa o utilizador se a ingestão de nutrientes está abaixo do mínimo recomendado ou acima da ingestão máxima tolerável de contaminantes. Finalmente, o FishChoice fornece também dicas, em formato de semáforo, para consumir pescado de forma sustentável, como por exemplo, se uma espécie está em risco de extinção, ou que tipo de pesca deve ser evitada ou priorizada.

Uma aplicação para a ferramenta está atualmente em desenvolvimento e estará disponível para iOS Apple e Android em março de 2021.