INFRALOBO poupa 27% de água para rega de Espaços Verdes com SMART IRRIGATION SYSTEM

A Infralobo – Empresa de infraestruturas de Vale do Lobo, E.M., gestora de 22 Hectares de espaços públicos verdes em Vale do Lobo e urbanizações adjacentes ao resort, poupou em 2020 cerca de 27% nos consumos de água necessários para a rega periódica desses mesmos espaços verdes. Essa poupança anual representa custos inferiores na aquisição de água em cerca de 60 Mil Euros.

Segundo a INFRALOBO, este projeto encontra-se enquadrado na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas no sentido da nova Estratégia Municipal de Ação Climática e que engloba medidas com vista a uma maior eficiência hídrica. 

O projeto SMART IRRIGATION SYSTEM, consiste num sistema inteligente de automatização da rega de espaços verdes implementado em 2019 e associado a uma estação meteorológica que torna possível a programação e o controlo remoto dos dispositivos de rega, a partir de uma sala de controlo/monitorização, contribuindo para combater o desperdício de água, poupar energia e reduzir custos.

Ao monitorizar indicadores como a pluviosidade ou a humidade do solo, o sistema permite ativar ou desativar automaticamente os mecanismos de rega consoante as condições climatéricas e a necessidade real de água. Aquando da apresentação, a Infralobo estimava alcançar uma poupança entre 20% a 40% nos custos da água para a rega de espaços verdes, objetivo agora alcançado.

A INFRALOBO investiu cerca 60 mil euros (comparticipados em 80% pelo CRESC 2020 na verba de 48 Mil Euros) nesta ferramenta e que incluiu a instalação de medidores, de sensores mapeados por georreferenciação e de uma central meteorológica.

A empresa, afirma que no futuro, pretende alargar a utilização desta ferramenta e beneficiar os residentes, através da disponibilização de uma aplicação com informações baseadas na central meteorológica que os ajudará a reduzir o seu próprio consumo de água.

A empresa conclui que, com este sistema, se vai chover não precisa de regar.