O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, recebeu hoje a embaixadora da Ucrânia em Portugal
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, recebeu hoje a embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, para lhe dar nota das decisões tomadas pelo Governo relativas à morte do cidadão Ihor Homeniuk, em março, nas instalações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras no aeroporto de Lisboa.
Na sequência do pedido de condolências transmitido no início de abril à família de Ihor Homeniuk, através da embaixada da Ucrânia em Lisboa, Eduardo Cabrita entregou hoje uma carta destinada à viúva, senhora Oksana Homeniuk, dando-lhe conhecimento da decisão do Governo assumir, em nome do Estado português, a responsabilidade pelo pagamento de uma indemnização.
Eduardo Cabrita deu igualmente a conhecer as diligências em curso para o apuramento dos factos ocorridos no aeroporto de Lisboa, bem como das respetivas responsabilidades criminais e disciplinares.
O Ministro da Administração Interna reiterou ainda à embaixadora da Ucrânia, tal como fizera em abril, o total empenho das autoridades portuguesas na resolução do caso.
A embaixadora Inna Ohnivets, por sua vez, transmitiu um convite do Governo da Ucrânia para o Ministro da Administração Interna visitar Kiev, a fim de se reunir com o seu homólogo para analisarem questões de interesse comum.