Atualidade

Faro assegura mais respostas para pessoas em situação de sem-abrigo

Assinatura de três protocolos para apartamentos partilhados e um para Housing First

​O Centro Distrital de Faro procedeu hoje, dia 14, à assinatura de três novos Protocolos de Compromisso para Prestação de Serviços de Apoio, Acompanhamento Social e Alojamento Partilhado com o MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da SIDA e com o GATO – Grupo de Ajuda a Toxicodependentes. Os dois apartamentos do MAPS abrangem os concelhos de Faro e Portimão, num total de 20 utentes. O Apartamento do GATO abrange o concelho de Loulé, num total de 10 utentes.

Foi ainda assinado com o GATO – Grupo de Ajuda a Toxicodependentes, um Protocolo de Compromisso para Equipas Técnicas de Suporte e Acompanhamento a Utentes em Contexto Habitacional “Housing First”, que abrange o concelho de Loulé, num total de 5 utentes.

A assinatura destes protocolos insere-se na Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023 (ENIPSSA 2017-2023) e visa garantir à pessoa em situação de sem-abrigo, o apoio, o acompanhamento social e o alojamento promovendo a sua inserção social e autonomização.

A cerimónia de assinatura, presidida pela Diretora de Segurança Social, do Centro Distrital de Faro, Dra. Margarida Flores contou com a presença da Sra. Vice-Presidente do Conselho Diretivo, do Instituto de Segurança Social, I.P., Dra. Catarina Marcelino e de representantes das respetivas Autarquias.