P-BIO apresenta Estratégia Bio-Saúde 2030 com debate sobre o futuro da Biotecnologia em Portugal

 A Associação Portuguesa de Bioindústria (P-BIO) apresenta o plano estratégico Portugal Bio-Saúde 2030, num evento que conta com a participação de Manuel Heitor (Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e António Costa Silva. A sessão vai ser transmitida online no Youtube e Facebook da P-BIO, dia 11 de dezembro de 2020 às 11h.

A pandemia por SARS-CoV-2 mudou o modo como encaramos o papel da ciência e do conhecimento na sociedade, em particular na área das Ciências da Vida. Foi esta reflexão que levou a P-BIO a desenvolver a Estratégia Bio-Saúde 2030, que será agora apresentada publicamente. O objetivo passa por dar espaço à discussão com os legisladores, decisores políticos e todas as partes interessadas.

A sessão pretende promover o debate sobre a criação de um cluster de Ciências da Vida e Biotecnologia enquanto motor de desenvolvimento social e económico e concorrer para diferenciação competitiva tecnológica sustentável do nosso país a longo prazo. 

Através de um investimento sustentado e transversal, o Portugal Bio-Saúde 2030 pretende posicionar Portugal como um centro de Investigação e Desenvolvimento em Biotecnologia e Ciências da Vida e um pilar estratégico da capacidade de produção na União Europeia (UE), tornando o nosso país na Fábrica da Europa para a Saúde.

Programa aqui.

Sobre a P-Bio

A Associação Portuguesa de Bioindústria (P-BIO) congrega empresas ligadas ao setor da Biotecnologia e Ciências da Vida em Portugal. Desde a sua fundação em 1999, tem contribuído como elemento-chave para o desenvolvimento e suporte da Biotecnologia em Portugal. A P-BIO procura desenvolver um ambiente favorável à criação e crescimento das empresas de biotecnologia, promovendo o seu desenvolvimento empresarial nacional e internacional. Como membro da EuropaBio, a Associação é chave na interligação entre as empresas e os parceiros relevantes do Governo, investidores, agências reguladoras e outras instituições ligadas à indústria.