Cultura

Museu municipal de Faro expõe coleção de fotografia do novo banco

O Museu Municipal de Faro inaugura no dia 10 de dezembro de 2020, a Exposição “Território Solar”, com obras da Coleção de Fotografia Contemporânea do Novo Banco, e a curadoria de Maria Eduarda Duarte.

“Território Solar” resulta de mais uma colaboração entre o Município e o Novo Banco e promove uma leitura sobre o espaço para além dos seus limites físicos e geográficos. Um lugar é muito mais do que o solo e a arquitetura que o compõe, um lugar não se descreve simplesmente pelos elementos visíveis que o desenham, mas sim por tudo o que é tempo e memória, raízes e culturas, pessoas, histórias e vidas.

Inspirado na obra de António Ramos Rosa, poeta farense reconhecido em todo o Mundo, com vários prémios – entre eles o Prémio Pessoa –, foi selecionado um conjunto de obras da Coleção de Fotografia Contemporânea do Novo Banco que reflete essa ligação ao lugar, um espaço que pode ser de pertença, mas também de busca constante.

Artistas apresentados:

Ignasi Aballí, Patrícia Almeira, Uta Barth, Tacita Dean, Willie Doherty, Faivovich &

Goldberg, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, Leslie Hewitt, Aino Kannisto, Daniel

Malhão, Susan Meiselas, Gabriel Orozco, Samuel Rama, José Manuel Rodrigues,

Pauliana Valente Pimentel, Jeff Wall, Michael Wesely.

Sobre a Coleção de Fotografia do Novo Banco:

A Coleção de Fotografia do Novo Banco é uma das mais premiadas coleções corporativas. Em 2011 é galardoada com o ”Corporate Collection Award” pela ARCOMadrid. Integra em 2014 o ranking das 100 melhores coleções institucionais do mundo, passando em 2015 para o ainda mais restrito núcleo das 80 melhores coleções corporativas do mundo pela Global Corporate Collection. Em 2018 é premiada no Parlamento Europeu, com o galardão internacional Corporate Art Awards :”For the Outstanding Photography Collection of 21st century living”.