webinar “O cinema e o vídeo como dispositivos de Experimentação”

Webinário “O cinema e o vídeo como dispositivos de Experimentação” no próximo dia 30 de novembro, online, com a Prof. Mirian Tavares.

21º Webinário do GT de Jovens Investigadores com Miriam Tavares – Professora Associada na Universidade do Algarve, Coordenadora do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação e Diretora do Doutoramento em Média-Arte Digital UAlg/UAb.
Título: O cinema e o vídeo como dispositivos de experimentação
Dia: 30 de novembro (segunda-feira)Hora: 18h (Hora de Lisboa)Zoom (para participar diretamente): https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82301313492Youtube (somente assistir): https://youtu.be/PF78oEdnN80
 Resumo
Breve reflexão sobre o uso do audiovisual na arte, como dispositivo e suporte, falando do cinema das Vanguardas, do início do Séc. XX, incidindo sobre um filme do Marcel Duchamp, passando pelos anos 60, revisitando os primeiros filmes do David Lynch, e chegando à arte contemporânea através dos trabalhos de artistas portugueses como Pedro Cabral Santo, José Maçãs de Carvalho e Rui Calçada Bastos. 

Biografia
Mirian Nogueira Tavares é professora associada da Universidade do Algarve, Portugal. Com formação académica nas Ciências da Comunicação, na Semiótica e nos Estudos Culturais (doutorou-se em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia), tem desenvolvido o seu trabalho de investigação e de produção teórica nas áreas das estéticas fílmica e artística. Como professora da Universidade do Algarve, participou na elaboração do projeto de licenciatura em Artes Visuais, do mestrado e doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes e do doutoramento em Média-Arte Digital. Atualmente é coordenadora do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação) e Diretora do doutoramento em Média-Arte Digital.
🔗 Links para participação via Zoom (diretamente na sessão) ou (assistir e comentar) via Youtube.