Ambiente

ZERO inicia campanha nacional de ruído com apelo a medições pelos cidadãos

ZERO quer MobilizAR os cidadãos rumo à poluição zero, em particular no que respeita ao ar, ruído e mobilidade sustentável ZERO inicia campanha nacional de ruído com apelo a medições pelos cidadãos A ZERO quer MobilizAR a população portuguesa para participar ativamente nas questões de qualidade do ar, ruído e mobilidade.O projeto MobilizAr – Rumo à Poluição Zero, financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 na área de intervenção de saúde de qualidade e cidades e comunidades sustentáveis, tem como principal objetivo contribuir para uma maior informação, sensibilização e capacitação dos cidadãos a agirem sobre os problemas ambientais locais, nomeadamente a qualidade do ar, o ruído e a mobilidade. Pretende-se contribuir desta forma para a mudança de paradigma da mobilidade em Portugal e simultaneamente para a descarbonização da sociedade rumo à poluição Zero (www.mobilizar.pt).O MobilizAR apresenta um conjunto de valências dirigidas a diferentes públicos-alvo, os cidadãos no geral, os professores e os jovens em idade escolar (2.º e 3.º ciclos do ensino básico), mas também os municípios, procurando o diálogo com investigadores e o potenciar de soluções conjuntas. 

Ruído causa perturbações do sono a 20% dos portugueses
O ruído ambiente é um problema à escala mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) constitui a segunda maior causa ambiental de problemas de saúde, logo a seguir ao impacto da poluição do ar. A exposição ao ruído ambiente tem impactes significativos na saúde física e mental assim como no bem-estar. É um problema generalizado na Europa, com pelo menos uma em cada cinco pessoas expostas a níveis considerados prejudiciais para a saúde, ou seja 20% da população. Isto corresponde a mais de 125 milhões de pessoas em toda a Europa.Estima-se que a exposição a longo prazo ao ruído ambiente na Europa por ano cause 12 mil mortes prematuras, contribua para 48 mil novos casos de doenças cardíacas, cause incómodo a 22 milhões de pessoas e perturbações do sono a 6,5 milhões. Causa ainda 900 mil casos de hipertensão e 43 mil admissões hospitalares por ano na Europa.A maioria das cidades portuguesas regista valores de ruído acima do limite legal de acordo com a legislação nacional e europeia em vigor. Dados recentes da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), revelam que 20% da população residente em Portugal Continental está exposta a níveis sonoros que induzem perturbações no sono e 15% está exposta a níveis associados a incomodidade moderada. O que representa cerca de 2 milhões de pessoas no primeiro caso e 1,5 milhões no segundo. 

ZERO quer cidadãos a medir o ruído que nos afeta
A população portuguesa é confrontada e incomodada com o ruído nas suas vidas diárias. Os seus efeitos na saúde e ambiente são muito piores do que se pensa. A monitorização do ruído, baseada nas ações de medição da sua intensidade, é fundamental para o estudo e avaliação dos seus efeitos. Apesar dos cidadãos não estarem munidos com sonómetros, os smartphones permitem-nos realizar medições aproximadas e indicativas do ruído. A ZERO inicia hoje, 20 de novembro, uma campanha simples de monitorização do ruído com a participação de todos os que estejam disponíveis para fazer uma medição e enviá-la para registo e análise da ZERO, numa lógica de ciência-cidadã. A ZERO disponibiliza uma página onde através de um manual e de um vídeo se explica todo o processo (https://mobilizar.pt/iniciativas/campanha-do-ruido/)A campanha de ruído nacional tem como objetivo envolver o cidadão de forma ativa na medição do ruído ambiente que o afeta. Assim, juntos podemos construir uma base de dados simples, de vários locais em Portugal (continental e ilhas), através das medições realizadas por quem queira participar e contribuir para uma atuação da parte das entidades responsáveis.Vamos MobilizAR: rumo à Redução do Ruído – por um Portugal mais informado e participativo nas questões ambientais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *