Saúde

XII Congresso da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV)

Vai realizar-se no próximo dia 21 de Novembro, o XII Congresso da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), organizado pelo Conselho Diretivo da OMV em conjunto com o Conselho Regional dos Açores e o Conselho Regional da Madeira, onde serão debatidos vários temas de importância para a Classe Médico-Veterinária.

O Presidente da Assembleia Geral da Ordem dos Médicos Veterinários, João Paulo Costa, o Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, o Presidente do Conselho Regional da Madeira João Oliveira e o Presidente do Conselho Regional dos Açores, Manuel Leitão, presidem à sessão de abertura.

Durante o Congresso, vai ser apresentado o estudo inédito sobre a profissão Médico-Veterinária em Portugal, pelo Professor George Stilwell, que coloca em destaque as particularidades nacionais da demografia e empregabilidade veterinária em Portugal.

A importância da profissão Médico-Veterinária e o amplo papel que o Médico Veterinário exerce na solução de desafios globais para a sociedade, para a garantia da saúde pública, animal e ambiental, vão estar em debate neste Congresso.

Entre os vários temas na 12ª edição deste Congresso, destacam-se ainda o stress, ansiedade e burnout nos profissionais, que será apresentado pela psicóloga Teresa Espassandim, e a gestão de conflitos externos e internos nos Centros de Atendimento Médico-Veterinários, pela gestora Graça Meireles.

O debate sobre as carreiras profissionais, relacionado com a adequação jurídica, remunerações no setor público e privado, e contrato coletivo de trabalho, fazem também parte do programa, e serão apresentados pelos Médicos Veterinários Eduardo Correia e Eduardo Tavares.

O Congresso, vai decorrer exclusivamente online, das 14h00 às 18h00, e destina-se a todos os Médicos Veterinários, inscritos na OMV, com as quotas regularizadas.