RTA promove ação de capacitação “O nosso património natural” para operadores marítimo-turísticos (PNRF)

Inscrições abertas até dia 12 de novembro

A Região de Turismo do Algarve (RTA) convida os operadores marítimo-turísticos a participar na ação de capacitação O nosso património natural, a decorrer nos dias 18, 19 e 20 de novembro 2020.

Trata-se de uma iniciativa focada na proteção do ambiente e na conservação e valorização do património natural da região, dirigida aos operadores marítimo-turísticos da área do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), no âmbito do projeto “Sustentur – preservação do património natural e cultural da região do Algarve”, apoiado pelo Programa VALORIZAR – Linha de Apoio à Sustentabilidade, do Turismo de Portugal.

A realização desta ação está a cargo do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve, que conta com uma equipa especializada em sensibilização ambiental, com grande conhecimento na área da conservação da natureza, e incluirá dois dias em sala (conteúdos teóricos) e uma manhã de saída de campo (vertente prática), sem quaisquer encargos para os participantes.

A vertente teórica decorrerá no auditório da RTA, situado na Avenida 5 de outubro, em Faro, sendo que o local para a saída de campo na área do PNRF será indicado oportunamente.

O número de participantes nesta ação será limitado, devendo as inscrições dos interessados ser efetuadas até ao próximo dia 12 de novembro de 2020, através do endereço de correio eletrónico planeamento@turismodoalgarve.pt.

Programa

18 novembro – Auditório da RTA (Faro)

  • 09h30: Boas-Vindas (Presidente da RTA; Diretor Regional da DRCNF Algarve; Capitão do Porto de Olhão; Representante do CCMAR)
  • 09h45: Importância das Áreas Marinhas Protegidas e da Rede Natura 2000 em Portugal e no Algarve; Plano de Ordenamento do PNRF; habitats prioritários, sensíveis e ameaçados; dunas; intermareal/sapal e as pradarias marinhas
  • 13h00: Almoço livre
  • 14h00 – A riqueza de espécies de invertebrados marinhos na Ria Formosa; importância da conservação dos cavalos marinhos; vantagens do ecoturismo; princípios básicos para a construção de um ecobriefing.
  • 17h30: Encerramento do 1.º dia teórico

19 novembro – Auditório da RTA (Faro)

  • 09h30: Importância da Ria Formosa para a pesca e aquacultura; relevância da conservação das aves marinhas – PNRF/IBA; regras de segurança na navegação na área do Parque Natural da Ria Formosa; legislação e códigos de conduta dos operadores marítimo-turísticos no PNRF e zona costeira adjacente.
  • 13h00: Almoço livre 
    14h00: Observação de cetáceos; legislação e códigos de conduta e sustentabilidade da atividade de observação de cetáceos; prática de construção de ecobriefings
  • 17h30: Encerramento do 2.º dia teórico

20 novembro – PNRF

  • Período da manhã: Saída de campo na área do PNRF para aplicação prática das regras e padrões de conduta responsável (com base na Portaria n.º 651/2009), visando compatibilizar os interesses da conservação e bem-estar das aves e peixes e o desenvolvimento sustentável das atividades de animação turística ambiental.

Mais informações

Núcleo de Planeamento, Comunicação, Imagem e Qualidade da RTA (Ema Mendonça)

Tel.: 289 800 510

E-mail: planeamento@turismodoalgarve.pt 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *