Sofia Escobar e docentes do conservatório em encontro musical inédito
Loulé acolhe a 24 de outubro um dos momentos musicais mais aguardados do ano a sul, no palco do Cineteatro Louletano, pelas 21h30. A internacionalmente aclamada cantora Sofia Escobar junta-se pela primeira vez a um ensemble de nove docentes do Conservatório de Música de Loulé Francisco Rosado para um concerto (encomenda do Cineteatro) em que participa um coletivo musical composto por Luís Lopo (arranjos e direção), Sérgio Leite (piano), Rui Mourinho (guitarra), Rui Travasso (clarinete), João Lourenço (flauta transversal), José Gomes (violino), André Fresco (viola arco), Bárbara Santos (violoncelo) e Vasco Ramalho (percussão).
O concerto, inserido no ciclo programático “O Longe é Aqui”, segue-se ao encontro, também integrado na mesma rubrica, que juntou Jorge Palma com o Trio de Jazz de Loulé, evento que marcou a comemoração do Dia Mundial da Música.
Sofia Escobar é uma das cantoras mais conhecidas em Portugal. Nasceu em 1981, em Guimarães, e no final do curso, no Conservatório do Porto, onde estudou canto clássico, decidiu arriscar tudo e pediu um empréstimo para poder estudar canto e representação na Guildhall School of Music and Drama, uma das mais conceituadas escolas de artes europeias. Mais tarde, conseguiu o papel de atriz suplente para a personagem principal de “O Fantasma da Ópera”, peça de Lloyd Webber, onde assumiu o papel principal. Ganhou o prémio para “Melhor Atriz num Musical” nos Whatsonstage Theatregoer’s Choice Awards e foi nomeada na mesma categoria nos Laurence Olivier Awards pela sua performance em West Side Story. Foi jurada do Got Talent Portugal entre 2015 e 2016. Atualmente divide a sua vida entre Londres, Madrid e Lisboa.
O Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado, inaugurado em setembro de 2018, é a primeira escola pública de ensino de Música a Sul de Lisboa e é o reflexo de uma aposta vincada da autarquia louletana nas áreas da Educação e da Cultura, estando instalado no emblemático (agora reabilitado) edifício do Solar da Música Nova. Tem atualmente diversas classes de conjunto entre coro, orquestras de cordas, de guitarras e de madeiras, ensembles de percussão, metais e sopros, música antiga, acordeão e piano, computando um total de 250 alunos e 35 docentes, com direção de Sérgio Leite.
No concerto, a lotação será limitada e sujeita ao uso obrigatório de máscara, de acordo com as regras de higiene e segurança da DGS.
O Cineteatro é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé, integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.