Semana Europeia das Regiões e dos Municípios no centro da agenda europeia de outubro

Semana Europeia das Regiões e dos Municípios é o maior evento anual em Bruxelas dedicado à política regional e ao desenvolvimento regional e urbano, procurandoevidenciar a importância das regiões e dos municípios na elaboração das políticas da União Europeia e estende-se por três semanas, com temáticas diferentes. 

O Europe Direct Algarve, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), entidade hospedeira deste centro, e outros parceiros regionais, promovem a visualização conjunta de alguns eventos do calendário europeu e iniciativas próprias:

  1. A primeira semana foi dedicada ao tema do Empoderamento dos Cidadãos, sendo dado destaque à Exposição virtual sobre o Pilar Social da UE e uma consulta pública sobre o Pilar social.
  2. A segunda semana, de 12 a 16 de outubro, incide sobre a Coesão e Cooperação. Vai realizar-se a 16 de outubro a 1ª de uma série de 3 Sessões sobre a Política de Coesão com a colaboração da Associação INLOCO sob o tópico da conectividade digital nas zonas rurais
  3. A terceira semana de 19 a 22 de outubro aborda a Europa Verde, integrando atividades da SEIVA – Semana de Iniciativas de Educação e Voluntariado Ambiental, promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) –Administração Regional Hidrográfica do Algarve, e da Semana de luta anti-pobreza, da rede EAPN Algarve, realiza-se um Diálogo com Cidadãos, na manhã do dia 19, após a sessão inaugural da Semana Verde.

A Semana Europeia das Regiões e dos Municípios tornou-se uma plataforma única de comunicação e estabelecimento de contactos, que reúne representanted de toda a Europa, incluindo os seus eleitos políticos, funcionários, peritos e académicos. Ao longo dos últimos dezassete anos, tem contribuído muito para divulgar a forma como as regiões e os municípios utilizam os fundos da União Europeia e para melhorar a vida quotidiana dos cidadãos. Pretende mostrar a capacidade das cidades e das regiões europeias criarem empregos, implementarem a Política de Coesão da União Europeia, sensibilizando para a importância do contributo dos níveis local e regional na boa governança europeia.

Ao longo do mês acompanhe e PARTICIPE nos eventos que vão acompanhar esta agenda e de que daremos mais informação AQUI. Consulte aqui o PROGRAMA .