Nacional

POSEUR disponibiliza 900 milhões de euros para o ciclo urbano da água

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que vão ser investidos 900 milhões de euros no ciclo urbano da água comparticipados pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR).

João Pedro Matos Fernandes falava no átrio dos Paços do Concelho de Condeixa-a-Nova, antes da inauguração de cinco estações de tratamento de águas residuais (ETAR), construídas pela Câmara Municipal com ajuda comunitária, onde esteve também a secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa.

O Ministro referiu que as comparticipações da União Europeia para o ciclo urbano da água totalizam 600 milhões de euros. Destes, 480 milhões destina-se a beneficiar projetos apresentados por municípios enquanto 120 milhões de euros destina-se às candidaturas das agregações.

João Pedro Matos Fernandes disse também que não serão excluídos destes apoios europeus os municípios que não adiram ao processo de agregações nesta área e que o Governo nunca deixará de defender alegadas vantagens na agregação de municípios para, com apoio financeiro da União Europeia, modernizarem os sistemas de distribuição de água para consumo humano, saneamento, recolha e tratamento de resíduos sólidos.

«Nunca voltaremos em momento algum as costas a uma autarquia que queira fazer» os seus próprios equipamentos e redes de recolha, distribuição e tratamento, sem integrar soluções intermunicipais», disse, acrescentando, contudo, que «os sistemas quando são muito pequenos são geridos com menos eficiência».

Fonte: Governo