Sábados com ciência no centro ciência viva de Tavira

03.10 | Catapultas: ciência catapultada – Constrói aquela que foi uma das maiores invenções militares da humanidade, a Catapulta. Outrora implacável no campo de batalha, agora implacável acatapultar ciência.

10.10 | A brincar com os astros – No âmbito da Semana Mundial do Espaço sob o tema”Satélites melhoram a vida” propomos uma atividade onde vais aprender um pouco mais sobre satélites, o nosso Sistema Solar e por fim terás oportunidade de construir o teu mini observatório que poderás utilizar sempre que pretenderes.

17.10 | Nutrientes: Ver para conhecer – Para crescermos fortes e saudáveis é essencial uma boa alimentação! Mas quais os alimentos que devemos consumir? E quais a evitar? O que são nutrientes Nesta atividade irás descobrir a resposta a estas e outras questões, para comemorar o Dia Mundial da Alimentação (16 de Outubro). 

24.10 | Sismociência – Neste sábado poderás construir um gerador de sismos, para superar vários desafios propostos, e um sismógrafo, aparelho capaz de medir a intensidade dos mesmos.

REGRAS DE FUNCIONAMENTO:

1. HORÁRIO – As atividades decorrem ao sábado das 14:30 às 17h00. Os horários de entrada e saída devem ser respeitados para não interferirem no desenvolvimento das atividades. Eventuais atrasos devem ser comunicados atempadamente para 281 326 231 ou 924 452 528.  

2. LOCAIS – O ponto de encontro será no exterior junto à entrada do CCVT e a entrada das crianças será feita pelos claustros. As atividades serão realizadas no espaço exterior (claustros do edifício) e/ou no Laboratório anexo ao edifício principal.

3. PARTICIPANTES – Crianças dos 6 aos 12 anos; Nº máximo de 5 crianças em cada sessão.

4. INSCRIÇÃO – As inscrições são obrigatórias, e por razões de bom funcionamento sugerimos que sejam feitas o mais atempadamente possível. 

5. PREÇOS – 5€ por criança.

6. PAGAMENTO – O pagamento antecipado é obrigatório podendo ser realizado presencialmente (e.g. Multibanco, MBWAY) ou por transferência bancária.

7. CANCELAMENTO – Qualquer cancelamento nas 48 horas que antecedem a atividade não dá direito a devolução.

8. As crianças deverão trazer um pequeno lanche para comerem a meio da tarde.

NORMAS DE SEGURANÇA:

a) De acordo com o Plano de Contingência do CCVT, em vigor desde dia 1 de junho de 2020, toda a equipa do Centro Ciência Viva de Tavira estará sempre equipada com Equipamento de Proteção individual (EPI);

b) À chegada, os participantes devem desinfetar as mãos e será medida a temperatura dos mesmos; 

c) Recomenda-se a todos os participantes a utilização de máscara, sendo obrigatório o seu uso a partir dos 10 anos. Os participantes menores de 10 anos, embora sugerido, não é obrigatório o uso da máscara. Esta recomendação é apenas válida para os momentos de visitação ao espaço interior do Centro Ciência Viva de Tavira, ou quando as atividades são realizadas no laboratório;

d) Em cada sessão, cada participante recebe um kit individual devidamente desinfetado, identificado com o seu nome, com os utensílios que irá necessitar para realizar a atividade agendada para o dia;

e) Durante as sessões, a intervalos regulares, os monitores irão alertar frequentemente os participantes para a importância da higienização das mãos, certificando-se da correta lavagem e/ou desinfeção das mãos;

f) As mochilas e utensílios pessoais serão deixados na mesa e/ou cadeira destinada a cada participante;

g) As atividades e a disposição do espaço foram planeados de modo a que se evite o contacto próximo entre participantes.


Informações e inscrições:
281 326 231 | 924 452 528 | geral@cvtavira.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.