AtualidadeCultura

Estão abertas as inscrições para a Academia do Saber em Quarteira

As inscrições para o ano letivo 2020/2021 da Academia do Saber (AS) de Quarteira decorrem de 21 de setembro a 2 de outubro. O início das aulas, do novo ano letivo, está marcado para dia 26 de outubro. As matrículas podem ser feitas na Junta de Freguesia de Quarteira, por telefone – 919 993 104 – para alunos que frequentaram o ano letivo anterior ou online AQUI

A AS é um projeto de intervenção comunitária da Junta de Freguesia de Quarteira (JF), com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, que visa proporcionar aos cidadãos da freguesia de Quarteira, com idade igual ou superior a 50 anos, oportunidades para novas aprendizagens, partilha de conhecimentos, experiências, motivações e afetos.

Sem descurar as medidas excecionais que a situação pandémica atual exige, a JF de Quarteira abre as inscrições para o presente ano letivo, implementando as medidas de redução de eventual risco de transmissão do COVID-19. “Decidimos este ano continuar com a Academia do Saber porque temos consciência da importância que este projeto social tem na qualidade de vida da população”, refere Telmo Pinto, Presidente da JF de Quarteira. “Para a maioria dos participantes, as aulas são o motivo para saírem de casa, partilharem conhecimentos, conviverem e assim, manterem um estilo de vida ativo e saudável”, acrescenta o autarca.

A oferta formativa é constituída por um horário semanal com 29 aulas que decorrem de segunda a quinta-feira. As novidades deste ano são os módulos Medicina Transpessoal e Complementar, História de Povos da Antiguidade, Integração cultural da comunidade italiana em Quarteira, Yoga e Terapias da Saúde Física e Espiritual.

Embora dê prioridade a pessoas com idades a partir dos 50 anos, o espaço está aberto a todos os cidadãos. As inscrições são sujeitas às vagas existentes e gratuitas, sendo apenas exigido o pagamento de um seguro de acidentes pessoais, no valor de dez euros.

Iniciativas como esta são contributos inestimáveis para um estilo de vida ativo e saudável da população, por isso a AS assenta num principal objetivo de integração e combate ao sedentarismo. Esta é uma preocupação permanente do Executivo da JF de Quarteira pois considera ser uma questão prioritária em todas as sociedades.

As inscrições presenciais ou por telefone realizem-se nos dias úteis, das 9h00 às 16h30. Também é dada oportunidade aos interessados de submeterem a sua candidatura sem saírem de casa. Para isso, basta que submetam o formulário, disponível em www.jf-quarteira.pt/paginas/academia-do-saber, juntamente com todos os documentos obrigatórios solicitados.

Para mais informações deve contactar-se o 289 315 235 / 919 993 104 ou academia@jf-quarteira.pt.