Atualidade

Álvaro Clemente homenageado com placa toponímica em Loulé

Decorreu no passado sábado a cerimónia de descerramento da placa toponímica do largo Álvaro Clemente, na praceta junto ao edifício do Solar da Música Nova. Ilustre louletano que se destacou além-fronteiras no mundo da moda, levando a sua arte de alfaiate a várias partes do Globo, sobretudo à América Latina, Álvaro Clemente tornou-se um empresário de sucesso, com uma forte dinâmica associativa.

Neste momento de homenagem, o presidente da Autarquia de Loulé, Vítor Aleixo, sublinhou o papel de Álvaro Clemente da Luz na elevação do nome da sua terra natal e projeção de Loulé no estrangeiro, contribuindo assim para o prestígio deste concelho. Por outro lado, o autarca relembrou os muitos louletanos que saíram para outras partes do mundo em busca de uma vida melhor e que alcançaram sucesso nas suas áreas de atividades, com uma integração plena nos países que os acolheram, tornando-se símbolos de perseverança e de orgulho para este concelho.

Álvaro Clemente da Luz emigrou para a Venezuela, onde se tornou num dos mais conceituados criadores de moda masculina de toda a América latina. Importantes personalidades desse território, como os Presidentes das Repúblicas de Porto Rico, Guatemala, Honduras, Equador e Venezuela, frequentaram as lojas “Clement”. A sua moda chegou aos Estados Unidos da América e ao resto da Europa. Na lista dos seus clientes constam nomes como o falecido Presidente John Kennedy.

Destacou-se ainda pelo importante papel associativo, tendo fundado e liderado diversos organismos de apoio aos empresários das comunidades portuguesas na Venezuela. 

Foi agraciado com diversas condecorações e é sem dúvida uma das principais personalidades naturais do concelho de Loulé que elevaram o nome de Portugal além-fronteiras.