vela optimists saindo para Baía
Desporto

Apoios ao Desporto Escolar para a promoção da prática da Vela em Lagos

A autarquia lacobrigense renovou, pelo quinto ano consecutivo, o apoio ao Centro de Formação Desportiva de Vela (CFD) do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas que funciona no âmbito do Desporto Escolar. Para além da cedência de transporte, a Câmara Municipal vai apoiar financeiramente o projeto.

De acordo com a deliberação tomada na última reunião, foi aprovada a renovação do Protocolo de Colaboração existente entre a Câmara Municipal de Lagos, o Agrupamento de Escolas Júlio Dantas e o Clube de Vela de Lagos, o qual prevê a atribuição de uma verba de 2.600,00€ no corrente ano letivo, a aplicar na aquisição de cinco caiaques individuais e respetivas pagaias. Estes equipamentos irão permitir diversificar o tipo de atividades praticadas pelos alunos, proporcionando-lhes igualmente uma sensibilização à prática da canoagem, alternativa especialmente interessante em dias de pouco vento em que a prática da vela se torna mais difícil. Para além do enriquecimento dos alunos ao nível das atividades de contacto com o mar e com a natureza, esta diversificação de atividades visa igualmente dar resposta e adaptar o projeto às novas regras de higiene e segurança impostas pela pandemia. 

De acordo com o relatório a que o município teve acesso, no ano letivo transato participaram neste projeto de Desporto Escolar um total de 289 alunos do 4.º ano (1.º Ciclo) das escolas públicas de ambos os agrupamentos escolares do concelho. Ao nível das atividades regulares o Centro de Formação Desportiva de Vela acompanhou semanalmente os grupos equipa constituídas por um total de 27 alunos do 5.º ao 11.º ano de escolaridade oriundos dos dois agrupamentos escolares.

Este apoio ao CFD de Vela, apesar de não ser competência direta do município, enquadra-se no âmbito do seu Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo, o qual aposta na consolidação e reforço de parcerias entre a autarquia, escolas, clubes e empresas, visando a promoção e desenvolvimento de modalidades cuja prática se efetue ao ar livre (mar e campo), em contacto direto com a natureza e aproveitando as excelentes condições do concelho.