Ambiente

Castro Marim assinala Dia Europeu sem Carros

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, Castro Marim assinala amanhã, 22 de setembro, o Dia Mundial sem Carros. O dia será celebrado com um conjunto de iniciativas que promovem a mobilidade sustentável e carbono zero. 

Assim, durante todo o dia de amanhã, o trânsito automóvel estará limitado numa das principais artérias da vila de Castro Marim, parte da rua de S. sebastião e a Rua Dr. José Alves Moreira. Neste contexto, serão colocadas baias e a devida sinalização, permitindo apenas a circulação a transportes públicos, veículos de emergência, viaturas para cargas e descargas e a residentes com mobilidade reduzida. 

Na senda da Semana Europeia da Mobilidade – “Emissões Zero. Mobilidade para todos” –, a autarquia lança o repto “Bicicl(arte)”, para que se desloquem de bicicleta, aproveitando a Ciclovia da Lezíria, um percurso tão salutar quanto aprazível, nesta via que é uma varanda para a Reserva Natural do Sapal e onde encontrará também três esculturas de Carlos Correia, inspiradas no movimento sustentável. 

O dia será ainda assinalado pelo lançamento da imagem do projeto integrado de sustentabilidade ambiental, o Triângulo Verde Ciclável, que passa por ligar Vila Real de St. António – Castro Marim – Praia Verde.

A sublinhar ainda a parceria transfronteiriça em curso, para a candidatura de um troço da Ciclovia Paco de Lucía, que irá ligar a sede concelho ao Monte Francisco, à Junqueira, à sede da Reserva Natural e a Ayamonte, através da Ponte Internacional do Guadiana.