Campanha pelágica – IBERAS0920

A campanha IBERAS0920, coordenada pelo IPMA e pelo Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO) teve início a 9 de setembro e decorrerá até 1 de outubro no NI do IEO Ramon Margalef, percorrendo a zona costeira desde o Cantábrico até ao Cabo de S. Vicente. As campanhas IBERAS tiveram inicio em 2018 sendo realizadas com navios do IEO e equipas de Portugal e Espanha com o objetivo de determinar por métodos acústicos a força do recrutamento da sardinha e do biqueirão e proceder à caracterização ambiental do ecossistema pelágico na costa ocidental da Península Ibérica. Estas campanhas de investigação, que cumprem objetivos do projeto Sardinha2020, são uma continuação da série JUVESAR do IPMA com uma área de amostragem mais alargada. Esta campanha procura, em particular, determinar um índice de recrutamento para ser incluído no modelo de avaliação do stock sul de sardinha, a fim de avaliar a força do recrutamento correspondente ao ano em que se realiza a avaliação do estado do stock. Atualmente, na ausência de um indicador de recrutamento, assume-se uma média geométrica dos últimos 5 anos para o ano interino e seguinte nas previsões a curto prazo.

A informação recolhida a bordo do NI Ramon Margalef e pelo sector, pretende contribuir para a gestão da pesca com uma abordagem ecossistémica, visando a recuperação do stock da sardinha, a revitalização da biodiversidade do habitat pelágico e a sustentabilidade da pesca do cerco

A participação portuguesa na campanha IBERAS0920 enquadra-se no Projeto de investigação SARDINHA2020, financiado pelo MAR2020 e pelo IPMA. Os dados resultantes desta campanha serão analisados conjuntamente pelo IPMA e pelo IEO e as estimativas de abundância e biomassa de juvenis de sardinha e biqueirão serão apresentados e discutidos nos grupos de trabalho WGHANSA e WGACEGG do ICES.