Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, inaugurou ontem a nova Estação Salva-Vidas (ESV) e o Posto Marítimo de Quarteira.

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, inaugurou esta terça-feira a nova Estação Salva-Vidas (ESV) e o Posto Marítimo de Quarteira.

A Estação Salva-Vidas, que acomoda também a Delegação Marítima de Quarteira, conta com a presença permanente de cinco elementos, apoiados por uma embarcação semirrígida e uma mota de água, meios que, assegura o ministro da Defesa, permitem não só “melhorar as atuais condições de trabalho dos elementos da Autoridade Marítima Nacional”, como também “melhorar o serviço prestado na busca e salvamento marítimo”.

João Gomes Cravinho destacou ainda a importância do trabalho da Polícia Marítima “no exercício da soberania do Estado no mar e nas áreas sob jurisdição marítima” e enalteceu a “disponibilidade” da Autoridade Marítima Nacional como “parte integrante das soluções” de que o país precisa.

Com a inauguração deste posto, que já se encontra ativo desde junho, a região sul do país passa a contar com sete comandos locais da Polícia Marítima, permitindo uma melhor resposta dos meios entre Portimão e Faro, para “colmatar uma lacuna existente na região”, disse o ministro.

As novas instalações encontram-se situadas no porto de pesca local e a sua ativação resulta de parcerias entre a Autoridade Marítima Nacional com a Câmara Municipal de Loulé e a Docapesca.

Desde a entrada em operação no passado dia 27 de maio, os elementos da ESV de Quarteira já prestaram 16 saídas de socorro, assistiram três embarcações e realizaram 30 salvamentos, tendo assistido 51 pessoas.​

Fonte: Governo