Saúde

Surto de COVID-19 no Louletano Desportos Clube com 33 casos confirmados

Comunicado da Câmara Municipal de Loulé No passado dia 26 chegou ao conhecimento da Câmara Municipal de Loulé que um membro do corpo técnico do Louletano Desportos Clube tinha testado Covid-19 positivo. Tal facto causou natural preocupação, atendendo a que o clube estava a iniciar a sua época desportiva, utilizando de forma exclusiva uma instalação desportiva municipal. Neste mesmo dia o clube decidiu cancelar toda a atividade futebolística.

Ontem, dia 27, um outro elemento do corpo técnico testou positivo, pelo que, na sequência, todos os jogadores, equipa técnica e restante pessoal afeto ao grupo de trabalho foram submetidos a exames laboratoriais para se verificar se existia mais alguém que estivesse infetado com Covid-19.

Hoje, houve conhecimento que, da testagem efetuada, 31 deram resultado positivo o que, juntando aos positivos anteriores, perfaz um total de 33 casos positivos e 5 negativos. Todos os positivos e negativos estão em confinamento obrigatório e em vigilância ativa, de acordo com as orientações do delegado de saúde e do médico do clube.

A Câmara Municipal de Loulé tem conhecimento que a Autoridade Regional de Saúde acompanha de forma muito próxima a situação, estando a proceder à identificação das pessoas que testaram positivo com o objetivo de estabelecer possíveis cadeias de contágio. A Autarquia encontra-se em permanente ligação com a Autoridade Regional de Saúde, com a ARS Algarve e com a Direção do Louletano Desportos Clube, colaborando com os meios e recursos que se julguem necessários no sentido de estancar o contágio. Por outro lado e apesar da situação descrita, a Autarquia reconhece os benefícios da atividade física para o bem-estar físico, psíquico e emocional das pessoas, pelo que a mesma deve continuar. Por isso, podem ser desenvolvidas atividades em todas as instalações desportivas municipais onde não se verificou qualquer contacto com a equipa sénior de futebol do Louletano Desportos Clube. Isto sem prejuízo do cumprimento escrupuloso das orientações superiores da Direção Geral de Saúde e dos planos de contingência das instalações desportivas. A Autarquia está atenta à evolução da situação podendo a qualquer momento alterar esta decisão sempre que as circunstâncias assim o justifiquem ou aconselhem.